EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação inclui produtos da agricultura familiar na merenda

A Secretaria Municipal de Educação de Picos está desenvolvendo um programa que busca introduzir alimentos produzidos pela agricultura familiar regional na merenda escolar. De acordo com informações da coordenadora da Merenda Escolar de Picos, Salete Rodrigues Leônidas, a secretaria tenta por essa idéia em execução desde 2009, mas nesse momento ganhou novo impulso com a aprovação da lei nacional que prevê refeições mais nutritivas para os alunos.

“O mais importante desse programa é incentivar o pequeno agricultor, a produzir e vender seus produtos aqui na região”, comentou. No início da execução do programa ela ressaltou que houve uma certa dificuldade para encontrar trabalhadores agricultores dispostos a vender os produtos, já que a maioria possui o mercado ao qual destinam a safra.

A Secretaria teve de contar com o apoio de órgãos públicos que indicaram as famílias que poderiam vender os produtos.
A Secretária de Educação, Emanuela Lima, destacou que o programa é válido, pois torna a alimentação das crianças mais saudável, além de ajudar os agricultores familiares com a aquisição dos seus produtos. “Solicitamos aos pais que nos ajudem, pois agora vamos trabalhar uma alimentação mais saudável, com verduras, e no início há uma certa resistência”, comentou.